Comissão vota projeto que cria a Bolsa-Artista


Jornal O Estado


A Comissão de Educação, Esporte e Cultura do Senado realiza reunião nesta quarta-feira para avaliar, em decisão terminativa, o Projeto de Lei do Senado que cria a Bolsa-Artista, de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). A bolsa tem como objetivo “proporcionar formação e aprimoramento de artistas amadores e profissionais em diversas áreas de atuação”, nos campos das “artes literárias, musicais, cênicas, visuais e audiovisuais, em suas variedades eruditas e populares”.

O projeto é de autoria do senador Inácio Arruda (CE).
foto: Reprodução
As bolsas destinam-se ao desenvolvimento das habilidades dos artistas, e não a projetos culturais específicos. Os candidatos precisam ter idade mínima de 12 anos na data da apresentação da candidatura. Os candidatos com menos de 18 anos devem estar regularmente matriculados em instituição de ensino ou já terem concluído o ensino médio.

A relatora do projeto, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), explica que, “para se habilitar à concessão da bolsa, o candidato deve encaminhar, no ato da inscrição, um plano anual de formação ou aprimoramento no campo artístico e cultural em que atuar, contendo curriculum vitae, detalhamento das atividades a serem realizadas e os objetivos e metas a alcançar”. 
A Bolsa-Artista será concedida pelo prazo de um ano. As inscrições para a obtenção da verba ocorrerão anualmente, mediante publicação em edital, e a seleção dos contemplados será feita por uma comissão composta por representantes do governo federal e de entidades vinculadas à comunidade artística nacional.

Leia a notícia na íntegra clicando aqui!